Descubra 5 estratégias no setor de alimentos

É preciso saber como divulgar um produto corretamente para engajar o seu público-alvo com a sua marca. Não basta apenas comunicar os atributos do próprio produto para que as vendas aconteçam. Também é importante investir em outras frentes para que haja o envolvimento orgânico do consumidor.

O mercado de alimentos, por exemplo, recebe cada vez mais novidades de diferentes tipos de produtos, principalmente quando se trata de alimentação saudável ― que é uma tendência que só cresce.

Por isso, as empresas que fornecem esse tipo de produto precisam investir em estratégias de marketing de alimentos. 

Ao se envolver com a marca, o consumidor passa a viver aquela experiência e se identifica com o que está sendo transmitido. Cria-se um mecanismo de atração que pode levar à fidelização do consumidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura e fique por dentro de algumas estratégias em marketing de alimentos!

1. Aborde assuntos que são tendência

Com a conscientização do quanto é fundamental cuidar da saúde, as pessoas estão buscando consumir produtos que ofereçam mais qualidade de vida (ao mesmo tempo em que são saborosos, claro). Nesse contexto, os nichos na área da alimentação, como produtos orgânicos, comida saudável, produtos vegetarianos, sem glúten ou sem lactose, despertam interesse e curiosidade.

Saber investir no que é tendência exige alguns cuidados. Antes de tudo, entender o quanto é de fato uma tendência e não apenas “uma moda” do momento. Utilize fontes de conhecimento confiáveis, observe bem o mercado, faça pesquisas e entenda dinâmicas maiores da sociedade, também chamadas de “macrotendências” para entender os movimentos.

Depois, vem o desafio de como divulgar corretamente o seu produto. Para isso, é preciso, antes de mais nada, entender bem o seu público para ser relevante nas ações de marketing. Depois de entender o seu consumidor e o que ele busca, é possível estabelecer:

  • a criação do mix de produtos e seus diferenciais versus o mercado.
  • A sua equação de valor frente ao mercado: custo, preço e valor agregado
  • a identidade visual, paleta de cores, elementos e a embalagem dos produtos;
  • o tipo de linguagem que será utilizada pela sua marca;
  • onde haverá divulgação, em quais canais e de que maneiras. Seja criativo!

2. Busque a validação de órgãos responsáveis

A validação de órgãos responsáveis é uma forma de mostrar que se trata de uma marca séria e com credibilidade no mercado de alimentos.

Veja o quanto seu produto atende às especificações exigidas de diferentes órgãos e esteja atento inclusive às mudanças esperadas no mercado quanto à rotulagem. 

Além disso, as informações relevantes sobre o produto educam os consumidores sobre os valores nutricionais presentes no alimento. Possibilitando, portanto, que o consumidor seja capaz de identificar toda a composição do produto de forma a tomar a melhor decisão a respeito da sua aquisição.Trata-se, desse modo, do ensino de consumo responsável com o intuito de pensar na qualidade de vida e bem-estar dos consumidores.A transparência da informação também ajuda a fortalecer o relacionamento do consumidor com a marca, fazendo com que ela seja vista com mais credibilidade.

3. Marque presença nas redes sociais

Com um mundo cada vez mais tecnológico e pessoas passando horas nas redes sociais, é importante estar ativamente na internet para promover sua marca. Criar uma página no Facebook, no Instagram, um Website com os produtos e um blog atualizado com muitos conteúdos relevantes ao seu público são fatores que te ajudam a ganhar destaque no Google. Por meio dessa estratégia de marketing de conteúdo, é possível ganhar mais visibilidade nas redes sociais a fim de aumentar o número de seguidores e consumidores em potencial. Ou seja, mais gente descobre o seu negócio e pode se interessar pelos produtos ofertados.

Assim, é possível ganhar seguidores reais que se interessam em comprar os seus produtos. É preciso, também, pensar em uma identidade visual proprietária para as suas redes sociais para fortalecer a imagem da empresa com credibilidade e em linha com o que sua marca deseja ser.

4. Atraia os consumidores para o seu produto

Uma ótima forma de promover a experimentação (ainda) é por meio de boas ofertas. Assim, crie promoções nas redes sociais, ações, degustações e eventos que chamem a atenção e gerem curiosidade.

Mesmo que a pessoa passe pelo seu site, loja física ou gôndola do supermercado com a intenção apenas de olhar e conhecer melhor, é muito provável que ela se interesse por algum item durante esse processo e possa, ainda que futuramente, comprar seu produto.

5. Monitore os resultados

Observe sempre os resultados obtidos diante de cada estratégia de marketing. Essa é uma forma de saber o que está funcionando para o seu negócio e o que não está. Além disso, é uma maneira de otimizar recursos e melhorar as ações que não estão surtindo muitos resultados favoráveis.

Aprenda também com o que o consumidor tem a ensinar. Veja o que eles tem a dizer do seu produto na internet, quais produtos estão tendo mais compartilhamento nas redes sociais e os que mais estão sendo vendidos. Use essas informações para melhorar o negócio e dialogar com o consumidor para criar produtos cada vez mais relevantes.

Viu como é importante investir em estratégias de marketing na área de alimentos? Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil divulgar seus produtos. Lembre-se sempre de oferecer transparência nas informações e maior qualidade em ingredientes e composição.

Fonte: http://www.rgnutri.com.br/2018/10/30/voce-sabe-como-divulgar-seu-produto-descubra-5-estrategias-no-setor-de-alimentos/

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