O armazenamento de alimentos é uma coisa que ainda pode gerar muitas dúvidas nas pessoas. Ele vai depender do tipo de comida, do seu estado de conservação e em quanto tempo será consumida.

Guardar os alimentos corretamente faz com que você consiga conservá-los por mais tempo, evitando desperdício e conseguindo economizar na hora das compras. Para te ajudar separamos algumas dicas sobre como armazenar cada tipo de alimento, confira!

Como fazer o armazenamento de alimentos de forma correta?

Para te explicarmos de forma completa sobre o armazenamento de alimentos, separamos em partes: embalagens, como funciona uma geladeira e como guardar cada tipo de alimento.

Embalagens, qual a melhor escolha?

A primeira dica que te damos é que guardar comida ou congelá-la em potes de plástico pode não ser a melhor opção. A comida quando está quente ou congelada e fica em contato com o material do recipiente, pode fazer com que ele libere substâncias tóxicas prejudiciais à saúde.

Por isso, papel alumínio e filme plástico também não são boas escolhas para embalar suas comidas, se for algo rápido, só para transportar de casa para o trabalho, por exemplo, é aceitável, mas se for ficar muito tempo guardado eles também podem liberar toxinas.

Nesses dois casos o ideal é optar por potes de vidro ou papel manteiga.

algumas mãos, cada uma segurando um tipo de embalagem

Como funciona cada parte da geladeira e como guardar os alimentos nela?

A lógica das geladeiras de maneira geral é a seguinte, as parte mais altas são mais geladas e as baixas são mais quentes e a porta é o local onde tem uma maior variação de temperatura. Veja o que guardar em cada parte:

  • Gaveta inferior

Essa é uma parte da geladeira que é menos refrigerada ela é indicado para frutas, verduras e legumes, pois esses são alimentos mais sensíveis a temperaturas muito baixas podendo ser estragados facilmente.

Uma dica importante é fazer a separação dos alimentos para que não ocorra contaminação cruzada. Algumas frutas, como por exemplo, a banana libera etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento. Se não for esse o seu objetivo, é importante que você coloque cada alimento em uma embalagem.

  • Última prateleira

Essa parte é ideal para guardar frutas e alimentos que precisam ser descongelados.

  • Prateleiras intermediárias

Feita para guardar alimentos que estão prontos e que serão consumidos rapidamente. Sobras de comida e algo que já esteja cozido.

  • Prateleira superior

Por ser uma parte mais fria, a prateleira superior é ideal para guardar leite, iogurte, requeijão e queijos.

  • Gaveta superior

Se a sua geladeira possui esse compartimento ela a parte para guardar carnes que serão preparadas, manteiga e embutidos.

  • Porta

Por não ter uma temperatura tão estável, coloque bebidas, industrializados que serão consumidos rapidamente, molhos e temperos.

uma geladeira aberta com alimentos diversos dentro

Como guardar cada tipo de alimento?

Veja como guardar corretamente cada tipo de alimento.

  • Verduras

As verduras em geral (alface, rúcula, couve, etc), são compostas por muita água, por isso elas têm uma facilidade para estragar muito fácil. Antes de guardá-las é importante lavar bem e escorrer a água o máximo possível para que fiquem mais “secas”. Coloque cada uma delas em um pote limpo e guarde na parte debaixo da geladeira.

diversos tipos de verduras
  • Legumes

Existem diversos tipos de legume, alguns precisam ir para a geladeira, como cenoura, brócolis e pepino, outros como a batata podem ficar do lado de fora.

diversos tipos de legumes
  • Frutas

A maioria das frutas devem ser guardadas em temperatura ambiente, mas algumas precisam ir para a geladeira, como mamão, caqui, uva, pois são mais delicadas. Toda fruta depois de cortada deve ir para a geladeira se não for ser consumida imediatamente, isso ajuda a preservá-las.

diversos tipos de frutas
  • Carne

A carne crua pode ficar até 48h na geladeira, depois disso ela já começa a estragar. Se for comprada congelada você precisa colocá-la direto no congelador chegando em casa. Dentro do congelador ela dura alguns meses, é importante lembrar de sempre deixar ela embalada ou dentro de um pote, de preferência de vidro.

diversos tipos de carne
  • Alimentos secos

Grãos, biscoitos, farinhas entre outros alimentos que são secos, devem ser guardados em armários em temperatura ambiente, após retirados da embalagem armazene eles em potes bem fechados.

alimentos guardados em potes de vidro
  • Enlatados

Enquanto estiverem fechados esse tipo de alimento pode ficar no armário, depois que são abertos é bom passar para um pote e guardar na geladeira.

diversos tipos de alimentos enlatados

Fonte: https://www.epa.com.br/armazenamento-de-alimentos/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui