Ao pensar em comida congelada, a primeira coisa que vem à sua cabeça são aqueles alimentos ultraprocessados e cheios de conservantes? Então, você precisa conhecer o ultracongelamento de alimentos.

Por meio dessa técnica, é possível ter uma alimentação saudável — e muito prática, por sinal — consumindo alimentos congelados. Com apenas alguns minutos no micro-ondas, você tem sempre à mão refeições variadas, frescas e com alto valor nutricional.

Quer entender melhor como funciona o ultracongelamento? Nas próximas linhas, reunimos as principais informações sobre a técnica, além dos benefícios de incluir refeições ultracongeladas na sua dieta. Confira!

O que é ultra congelamento de alimentos?

Também conhecido como flash freezing, o ultracongelamento é um processo de congelamento rápido. Nele é utilizado o ultracongelador, uma câmera frigorífica especial que reduz em pouquíssimo tempo a temperatura interna dos alimentos, que pode chegar a -18ºC.

A técnica costuma ser usada para conservar carnes, frutos do mar e sorvetes, mas é indicada principalmente para refrigerar pratos quentes. Isso porque o congelamento acelerado não provoca mudanças na estrutura dos alimentos e, assim, mantém suas características organolépticas (cor, sabor, cheiro e textura) e nutricionais.

Qual a diferença entre o ultracongelamento e o congelamento tradicional?

Quando a comida é congelada em casa ou em um equipamento industrial comum, o processo é muito demorado. Enquanto no ultracongelamento os alimentos são congelados em até 1 hora, a técnica tradicional pode levar cerca de 24 horas.

Essa lentidão forma cristais de gelo no alimento. Quando ele é descongelado, esses cristais derretem e levam consigo a maior parte dos nutrientes, além de mudar a textura dos ingredientes e deixar tudo com sabor aguado.

Por outro lado, a rapidez do ultracongelamento impede a formação de cristais de gelo e é muito mais eficiente no combate à proliferação de fungos e bactérias. Assim, os alimentos congelados por meio dessa técnica têm uma garantia de qualidade muito maior.

Quais os benefícios do ultracongelamento?

Atualmente, as comidas congeladas são consideradas alternativas práticas e saborosas para quem deseja emagrecer com saúde ou simplesmente melhorar a alimentação. Mas é importante lembrar que somente o ultra congelamento mantém as propriedades nutritivas dos alimentos. Confira a seguir os benefícios dessa técnica!

1. Diminuição dos riscos de contaminação

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos resfriados devem ser mantidos à temperatura inferior a 5ºC, já que temperaturas maiores favorecem a proliferação de fungos e bactérias.

Como no ultracongelamento os alimentos recém-preparados são imediatamente resfriados a temperaturas negativas, o risco de contaminação é praticamente nulo.

2. Eliminação do uso de conservantes

A técnica de ultracongelamento dispensa o uso de conservantes, estabilizantes e corantes, já que reduz drasticamente a proliferação de fungos e bactérias e não alteras as propriedades dos alimentos. O resultado é uma comida preparada de forma mais saudável e natural.

3. Preservação dos nutrientes

Como mencionamos, no processo de ultracongelamento não ocorre a formação de cristais de gelo. Isso é importante porque, quando esses cristais derretem, levam literalmente por água abaixo os nutrientes dos alimentos. Portanto, na comida ultracongelada, o valor nutricional é mantido desde o preparo até o seu prato!

4. Conservação das características organolépticas

Outro benefício de não formar cristais de gelo é que as características organolépticas dos alimentos são conservadas praticamente intactas. Ou seja, após esquentar a sua refeição ultracongelada, você pode desfrutar de uma comida fresquinha, com o mesmo sabor e textura dos alimentos recém-preparados.

5. Praticidade

Na correria do dia a dia, é fundamental unir saúde e praticidade na hora de se alimentar. Com a comida ultracongelada você não precisa se preocupar com o preparo das suas refeições e ainda tem sempre à mão pratos variados, saborosos e com alto valor nutricional.

Portanto, ao contrário do que muita gente pensa, é possível se alimentar de forma prática e saudável consumindo alimentos congelados. Basta escolher refeições preparadas com a técnica de ultracongelamento e, não menos importante, armazenadas em embalagens livres de BPA.

Agora que você já conhece os benefícios do ultra congelamento, aproveite para conhecer nossas opções de marmitinhas saudáveis ultra congeladas!

Fonte: https://fastnfit.com.br/ultracongelamento-de-alimentos-entenda-os-beneficios/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui