Quando estamos planejando uma cozinha industrial, queremos escolher o melhor fogão industrial para nosso estabelecimento. Já falamos aqui no blog sobre como selecionar o melhor fogão para sua cozinha. O ideal são equipamentos que gerem melhor aproveitamento e economia. No blog de hoje falaremos sobre as vantagens do fogão industrial elétrico, de indução ou a gás. Cada modelo tem suas vantagens próprias, cabe ao dono do estabelecimento escolher qual a melhor opção de acordo com seu ramo alimentício.

Fogão industrial por indução:

O funcionamento deste fogão é por campo eletromagnético gerado por imãs e por uma bobina que é estimulada por determinada frequência. Esta frequência faz o campo eletromagnético oscilar e gerar correntes induzidas em certos materiais próximos a ele – panelas especiais. Isto causa o aquecimento pelo efeito joule. O resultado é o o calor ser gerado pela panela e não pelo fogão. Ele elimina o contato direto entre o gerador de eletricidade e o objeto aquecido.
Diferente de um fogão a gás, que seu fogo aquece tudo a sua volta, o fogão por indução não aquece a si mesmo. Sua função é transformar a panela ferromagnética na única fonte de calor no cozimento dos alimentos. Essa tecnologia torna o fogão por indução a opção mais segura de todas. Choques elétricos, queimaduras e incêndios são riscos inexistentes, já que o fogão só aquece em contato com uma panela especial. Elas são panelas de ferro, que você encontra facilmente em casas de equipamentos culinários..
Seu preço pode ser um pouco mais elevado em relação a outras opções, porém, possui vantagens específicas, além da segurança:
– Há precisão com controle digital de temperatura;
– Uniformidade do calor e mais rapidez no cozimento;
– Autodesligamento;
– Estética moderna e bonita;
– Higiene prática e rápida;
– Não utiliza gás – ou seja, não devolve poluentes para a atmosfera!
Além de sua vantagem ecológica, o fogão por indução é altamente econômico para você. Ele evita desperdícios de calor, pois, como explicamos acima, só se aquece em contato com a panela. Ou seja: panela retirada, calor desligado e energia economizada. Você pode ver abaixo um gráfico que demonstra a diferença entre o fogão a gás e o fogão por indução:

A Topema Innovations é muito orgulhosa de ter sido a primeira empresa a trazer este tipo de tecnologia ao Brasil. Hoje, ela está se disseminando, o que prova sua eficiência!

Fogão industrial a gás:

Tradicional, o fogão industrial a gás funciona com gás natural ou propano. Ele flui da válvula principal até as válvulas de queima de cada boca do fogão. A função dessas válvulas é regular a quantidade de gás através de um botão de controle. Logo, uma das vantagens está no fácil controle da chama – quanto mais gás, mais calor e aquecimento para o cozimento.
Versatilidade também é uma das vantagens. Por possuir chamas e grades, qualquer material de panela pode ser utilizado no preparo de alimentos. Além de utilizar a energia elétrica apenas no acendimento automático – se faltar energia, com fósforos é possível resolver o problema.
Diferente do fogão por indução, o gás demanda maiores precauções. O vazamento de gás pode ser tóxico e extremamente perigoso em contato com qualquer fonte de energia. Uma solução é instalar um sensor próprio, capaz de captar possíveis escapes e se o fogão não está queimando todo gás.

Fogão industrial elétrico:

Opção prática e que ocupa pouco espaço por dispensar o uso de gás, o fogão elétrico funciona com eletricidade. Ele esquenta os alimentos mais rapidamente e consegue conservar a temperatura por um longo período. Diferente do fogão a gás, ele não necessita de gradil – o que facilita na limpeza. Ele também é capaz de colocar precisão total no aquecimento dos alimentos.
Por usar eletricidade, ele utiliza resistência, consumindo bastante energia. O cozimento nele pode ser bem mais rápido, devido à forte intensidade do aquecimento. Isso diminui o tempo de utilização e compensa no gasto de energia.

Qual é o melhor fogão industrial?

Isso depende muito do seu estilo de comércio. Pense no foco do preparo de comida do seu estabelecimento e o que você valoriza nos equipamentos: versatilidade, segurança, preço ou rapidez?
Você pode contar com o time de especialistas em soluções para cozinhas industriais da Topema. Nós ajudamos você a descobrir as melhores disposições e formatos, assim como as tecnologias mais eficientes para o seu estabelecimento.

Fonte: https://www.topema.com/qual-o-melhor-fogao-industrial/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui