Orientações de Embrapa e Ceagesp visam otimizar compra e evitar desperdício

A Embrapa e a Ceagesp lançaram uma cartilha digital com dicas de compra, armazenamento e consumo de frutas e hortaliças para o consumidor. Inteiramente digital e gratuito, o manual tem recomendações para evitar perdas e desperdício, em especial em tempos de quarentena.

Entre as dicas, de fácil leitura e que explora as cores dos hortifrútis, estão sugestões como fazer uma lista de compras antes de sair de casa, consumir produtos locais. Os cuidados com a conservação e preparo para aproveitar melhor os alimentos e economizar na hora da compra também estão na cartilha.

Elaborada pelos editores técnicos Marcos David Ferreira e Maria Fernanda Berlingieri Durigan, da Embrapa Instrumentação, e Fabiane Mendes da Camara, da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da Ceagesp, a cartilha é dividida em duas partes: a primeira voltada para a otimização da compra e a segunda para os cuidados com o armazenamento e preservação.

Secretaria de Agricultura de São Paulo lança manual de boas práticas aos consumidores finais

O pesquisador Marcos David Ferreira ressalta que as informações auxiliam o consumidor a pensar melhor no consumo e conservação dos alimentos, uma vez que as frutas e hortaliças são produtos perecíveis e sazonais.

Além de fortalecer a parceria de mais de duas décadas entre Embrapa e Ceagesp, a iniciativa também ajuda a fomentar todo o setor, da produção ao consumo, em que a cooperação viabiliza soluções de pesquisa e inovação. 

Fonte:https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Hortifruti/noticia/2020/06/cartilha-digital-gratuita-traz-dicas-para-preservar-frutas-e-hortalicas-na-quarentena.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui