Aposto que você já escutou o termo “sms marketing”, não é mesmo? Se não ouviu ainda, saberá tudo sobre o assunto com este artigo!

Não é um mistério que o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com clientes funciona. Se você deseja alcançar seus clientes com seu marketing, não pode esperar que eles venham até você. Você tem que ser proativo e ir onde eles estão.

Agora, eu não espero (ou aconselho) que você vá bater nas portas de todos os seus clientes e prospects – isso seria uma loucura. Mas você poderia fazer a próxima melhor coisa.

Envie mensagens de SMS para seus clientes!

À medida que as pessoas se tornam mais ligadas a seus celulares, as mensagens de texto tornam-se a linha de contato mais direta entre você e seus clientes.

Isso fez com que o marketing de mensagem de texto, ou SMS marketing, se tornasse uma das formas mais eficazes de se comunicar com os clientes quando feito corretamente.

O que é SMS Marketing?

O SMS Marketing significa enviar campanhas promocionais ou mensagens de fins comerciais e marketing usando mensagens de texto (SMS). Essas mensagens são principalmente destinadas a comunicar ofertas, atualizações e alertas sensíveis ao tempo a pessoas que consentiram em receber essas mensagens da sua empresa.

Se essa definição parece muito complicada, não se preocupe. Este artigo aborda todos os termos acima para que você tenha uma ideia melhor de como o marketing por SMS pode aprimorar sua estratégia de marketing digital.

Quais São as Regras e Práticas Recomendadas Para o Marketing por SMS?

Mensagens de texto são uma linha de comunicação muito eficaz e direta com o cliente. Mas há muitas regras que você deve considerar ao planejar sua estratégia de SMS marketing.

Verifique se seus contatos optaram por receber suas mensagens de SMS Marketing
A primeiro e mais importante dessas regras é receber permissão de seus contatos para enviar mensagens SMS para eles.

O SMS tem uma taxa de abertura extremamente alta, mas isso não ajudará se você estiver enviando mensagens para pessoas que não desejam receber suas mensagens de texto. Sem mencionar que o opt-in para receber SMS marketing é necessário na maioria dos países.

Esteja Atento ao Timing de Suas Mensagens

Ao contrário do email, que é verificado poucas algumas vezes por dia, as pessoas abrem mensagens de texto (SMS) quase imediatamente após receberem elas. Isso é ótimo para mensagens urgentes, mas você não quer abusar desse poder perturbando seus contatos em horários inconveniente.

Você usaria um cupom de desconto que te acordou as 2 da manhã? Provavelmente você ficará com raiva dessa empresa que te acordou de madrugada com uma mensagem de SMS marketing.

Alguns países até têm leis sobre quando você pode enviar SMS de marketing (por exemplo, a França não permite o SMS marketing aos domingos, feriados ou a qualquer momento depois das 22h).

Inclua o Nome da Sua Empresa nas Suas SMS de Marketing

Ao enviar mensagens SMS em massa, a maioria dos provedores envia-as por meio de um código de acesso, o que significa que seus contatos não sabem que estão vindo de você. É por isso que você precisa informar seus contatos sobre quem está enviando a mensagem.

Você não deseja enviar um cupom promocional para seus clientes e eles nem saberem quem enviou, certo?

Use o SMS Marketing Para Complementar Sua Estratégia de Marketing Digital

A beleza do marketing digital é que existem vários canais que você pode usar para interagir com seus clientes. Todos esses canais se unem para criar um sistema de comunicação de marketing que permite que as empresas construam relacionamentos com clientes e leads em grande escala.

SMS e email marketing são dois canais que são muito complementares. Você pode criar campanhas por meio de ambos os canais, usando e-mail para incluir informações mais detalhadas e SMS para comunicar mais informações urgentes ou sensíveis ao tempo.

Importância do SMS Marketing

SMS é um dos canais de marketing mais úteis à sua disposição por vários motivos:

Smartphones: Com quase três quartos dos Brasileiros usando smartphones, o SMS é uma excelente maneira de alcançar esses clientes diretamente. Ao incluir um link neste texto, você pode impulsionar o engajamento com sua empresa on-line.
Complemento do email marketing Loop: Embora o marketing por email e SMS marketing tenham muitas semelhanças na implementação de sua estratégia, eles funcionam melhor em conjunto. Como mencionado anteriormente, você pode usar o SMS para enviar notificações instantâneas, enquanto o email contém mais conteúdo de formato longo.
Altas taxas de engajamento: as taxas de engajamento do SMS são astronômicas em comparação com os emails, com 90% das mensagens SMS lidas em até três minutos após recebê-las. Isso torna o SMS muito útil no fornecimento de informações críticas com uma alta taxa de sucesso.
Ótimo para mercados emergentes: se o seu negócio está tentando operar em países onde os dados são caros e o wi-fi é menos comum, o SMS é um canal muito melhor para transmitir informações.

Como Funciona o SMS Marketing?

As mensagens de marketing por SMS são enviadas de “códigos curtos”, ao contrário de números de telefone completos. Esses códigos curtos são normalmente de 5 a 6 dígitos e podem ser associados a um remetente ou compartilhados entre vários remetentes.

Muitos países não permitem que as informações do remetente sejam alteradas. Isso significa que sua mensagem aparecerá como uma mensagem de texto de qualquer código curto que seu provedor usou (não da sua empresa). Por isso, é importante incluir o nome da sua empresa nas mensagens de SMS.

Existem dois tipos de mensagens que você pode enviar com o marketing por SMS:

Campanhas: as mensagens de campanhas são as mensagens de texto em massa “um para muitos” clássicas. Elas são normalmente usadas para comunicar promoções (cupons, vendas, etc.) ou informações gerais (detalhes do evento, atualizações, alertas meteorológicos, etc.).
Transacionais: as mensagens transacionais são mensagens “um-para-um” que são acionadas por um determinado evento ou comportamento. Um exemplo disso seria uma confirmação de pedido ou notificação de entrega para uma compra de ecommerce. Essas mensagens comunicam informações relevantes para uma só pessoal.

Para que é Utilizado o SMS Marketing?

O Marketing por SMS pode ser usado de várias maneiras diferentes. Compartilharei com você alguns dos casos de uso mais comuns para ter uma ideia melhor do que você pode fazer com o SMS marketing e como isso pode ajudar sua empresa.

Promoções de Curto Prazo Para Empresas de Varejo ou Ecommerce
Cupons e promoções são uma excelente maneira de atrair mais pessoas para sua loja ou site. Se você está realizando uma venda ou promoção por tempo limitado, obviamente quer que o máximo de pessoas fiquem sabendo sobre promoção.

O SMS é um ótimo canal para comunicar essas ofertas, especialmente se você quiser que os clientes saibam enquanto estão em movimento. Dessa forma, você pode ter certeza de que eles não vão perder sua promoção porque não receberam a mensagem a tempo.

Atualizações Urgentes Sobre Eventos ou Pedidos de Clientes
Há muitas partes móveis que entram no planejamento e na execução de um evento. Quanto mais pessoas comparecerão a um evento, mais difícil será de comunicar informações necessárias para todos.

Com o SMS marketing, você pode comunicar facilmente quaisquer alterações, cancelamentos, informações gerais ou atualizações com melhor taxas de engajamento comparado ao email ou outros canais de comunicação.

Lembretes de Compromissos
Se o seu negócio é executado em horários programados, então você sabe a frustração de ter clientes esquecendo horários e aparecendo atrasados. Ainda mais frustrante é quando os clientes nem aparecem.

Isso não apenas joga fora do seu horário, como também desperdiça seu tempo. Isso significa que você pode ter recusado outros compromissos porque tal horário estava marcado. O envio de mensagens de texto com lembretes é uma forma fantástica de garantir que as pessoas não se esqueçam dos seus compromissos e se apresentem na hora certa.

Fonte: https://www.mafiadomarketing.com.br/blog/sms-marketing/

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