O Panorama do Comércio Móvel no Brasil mostra que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online. Além disso, cresce a preferência pelo mobile e os aplicativos disputam cada vez mais a preferência do usuário.

O levantamento é realizado pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Trata-se de um panorama que busca estudar os padrões de consumo no comércio eletrônico através dos dispositivos móveis. Para Christian Reed, CEO da Opinion Box, o propósito da pesquisa “é ajudar as empresas a tomarem decisões mais inteligentes”.

Durante a divulgação do panorama, o executivo explicou, ao lado de Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa, como a cada edição surge a necessidade de incluir novas variáveis para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor. O panorama já é realizado há 5 anos e está em sua 10ª edição.

As novas variáveis se tornam necessárias porque o padrão de consumo muda radicalmente a cada nova tecnologia. “A transformação digital tem como base a tecnologia, mas ela é, acima de tudo, uma transformação humana”, explica Reed.

Atualmente, a população brasileira com acesso a um smartphone é de 60% do total, representando 90% do potencial de compra do país. A partir dessa informação, é possível traçar uma relação entre os aplicativos mais usados e preferidos pelo usuário em cada categoria de destaque.

Crescimento do m-commerce: recorrência

De acordo com o levantamento, 85% dos consumidores com smartphone já realizaram compras por ele. Nos últimos 4 anos, o crescimento de usuários que já realizaram alguma compra pelo celular aumentou exponencialmente. Em 2015, somente 41% da população já tinha comprado.

Acompanhando o aumento das compras, faz-se relevante a recorrência no mobile. Atualmente, 77% dos consumidores móveis afirmaram comprar mais hoje do que há seis meses. Ademais, 75% respondeu ter realizado compras pelo smatphone nos últimos 30 dias.

O que o consumidor vê no m-commerce?

Do total de consumidores que compram pelo smatphone, 73% responderam que preferem realizar a compra pelo mobile. Relacionado a isso, 88% afirmam estarem satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência de compra pelo celular.

Pagamento

O meio preferido de pagamento para compras mobile no Brasil continua o cartão de crédito, com 65% dos usuários. O boleto bancário é o segundo meio mais votado, preferido por 25% dos consumidores.

O boleto é importante no e-commerce pois atende à uma parcela significativa da população que não tem acesso a crédito.

E os que não compram?

15% dos usuários de smatphone ainda não compram online. A maior parte deles não se sente confortável: a pesquisa mostra que 33% dos usuários não confiam no smartphone. Além disso, 27% não compram por não poder experimentar o produto e 23% não acham a compra pelo dispositivo prática.

A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos consumidores que não compra online está na faixa etária acima dos 50 anos.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/85-dos-brasileiros-compram-online/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui